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quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Autoestima – segredo do sucesso – Charlote Fermum Lessa -  ATPC 12/9 a 19/9/13

(Imagem: Maridav/Fotolia )
Como anda sua autoestima, professor(a)? Já parou para pensar nisso?

O que significa autoestima?
Autoestima é a maneira como você se sente acerca de você mesmo(a). Ela é construída a partir da infância, com base nos comentários e apelidos que a criança ouve e recebe. Para ela o adulto é alguém que sabe das coisas, e que, se ele está falando, certamente aquilo é verdade.
Além dos pais, o(a) professor(a) exerce forte influência na construção da autoestima do aluno. Por isso, elogiar sinceramente quando ele faz alguma coisa louvável é muito importante. No entanto, para enxergar coisas louváveis e positivas mesmo numa criança “arteira” e “mal-educada”, é imprescindível que o(a) professor(a) consiga enxergar coisas louváveis e positivas em si mesmo(a). “É admirável estímulo e satisfação alguém saber que é estimado. A simpatia e o respeito animam na luta em busca da perfeição, e o próprio amor cresce à medida que estimula a propósitos mais nobres”. A Ciência do Bom Viver, pág. 361. 

Autoconhecimento – uma dor necessária
Tire um tempinho agora para olhar para dentro de você, professor(a). “Conhecer a nós mesmos é grande ciência”; “É difícil compreender-nos a nós mesmos, ter um correto conhecimento de nosso próprio caráter”. “Os jovens têm muitas lições a aprender, e a mais importante é aprenderem a conhecer-se a si mesmos”. – Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, págs. 4, 273, 299. Como seria possível perceber os sentimentos e compreender as entrelinhas do discurso de uma criança, se você não consegue perceber seus próprios sentimentos e não consegue ouvir a si mesmo(a)? Mas, conhecer a si mesmo(a) não é assim tão simples. Geralmente dói.
Num sábado pela manhã, pregando numa de nossas igrejas sobre o tema “A grande ciência do autoconhecimento”, pedi que um diácono passasse um espelho de mão em mão para que as pessoas pudessem olhar para si mesmas por alguns segundos, a fim de que buscassem algo de que gostassem em seu rosto. Algumas riam, outras ficavam sérias, mas todas, com exceção de uma senhora de certa idade, aceitaram o desafio de se encarar. Aquela senhora abaixou a cabeça e disse muito sem jeito:
– Não gosto de me olhar no espelho! – E passou o espelho adiante. Pensei, com pesar no coração: “O que fizeram com esta mulher para ela se achar tão pouco atraente?”
Percebendo o nível de sua autoestima
O autoconhecimento, como já foi dito, envolve a necessidade de um diálogo consigo mesmo(a). Faça algumas perguntas (que podem ser perturbadoras) a si mesmo(a), e tente respondê-las de forma transparente, sem dó nem piedade. Ei-las:
·         Sinto insegurança frequentemente quando me deparo com a necessidade de cumprir alguma responsabilidade?
·         Fico arrasado(a) quando cometo erros?
·         Estou frequentemente tentando agradar alguém?
·         Quando faço alguma coisa, costumo ir à busca de aprovação?
·         Fico muito frustrado(a) quando não reconhecem meu esforço, ou meu trabalho? Costumo me sentir inadequado quando estou num grupo de pessoas?
·         Fico satisfeito(a) com meu desempenho só quando o considero perfeito?
·         Sinto com frequência que eu nem mesmo sei o que sou?
·         Estou constantemente duvidando de tudo e de todos?
·         Sinto-me constantemente um(a) incapaz?
·         A vida parece sem sentido e sombria?
Vez por outra todos(as) nos sentimos um tanto “pra baixo”, mas habitar nesse nível sem coragem para reagir, é sinal de que chegou o tempo de buscar ajuda. Em Deus e em um profissional abalizado. Com todos esses sentimentos negativos, como você vai querer motivar seu (sua) aluno (a) e promover nele o crescimento de sua autoestima?
Exercícios para melhorar a autoestima
Agora que você já fez uma introspecção e percebeu os resultados, note o que você pode fazer para aumentar sua autoestima e mantê-la elevada:
·         Fazer algum tipo de exercício físico prazeroso para melhorar a figura e a saúde;
·         Aprender a enxergar suas qualidades, além dos defeitos;
·         Manter o hábito de introspecção e autoanálise;
·         Olhar para o passado como situações educativas;
·         Acreditar em sua própria intuição;
·         Assumir o fato de que você merece ser amado (a) como é;
·         Promover atividades prazerosas, como passear, ouvir boa música, ler bons livros, assistir a bons programas de TV, visitar amigos, etc.;
·         Tirar tempo, diariamente, para conversar com Deus e ouvir Sua voz, através de Sua Palavra.

Com a autoestima em nível adequado você...
·         Sentirá mais segurança para enfrentar as responsabilidades;
·         Reconhecerá o fato de que é humano e que, como tal, comete erros, sem que isso o(a) faça sofrer;
·         Sentirá menos necessidade de ficar tentando agradar as pessoas, para ser bem quisto(a);
·         Fará as coisas simplesmente porque precisam ser feitas, e não para buscar aprovação;
·         Se sentirá à vontade entre as pessoas;
·         Aprenderá a encontrar sua própria identidade;
·         Desenvolverá mais confiança nas pessoas;
·         Perceberá que tem diferentes capacidades, e o fato de não saber fazer de tudo, será aceito com mais naturalidade;
·         A vida lhe parecerá mais atrativa e alegre;
·         Aprenderá a se amar mais;
·         Mesmo em meio aos problemas sentirá mais paz no coração, porque Jesus é seu Amigo.

Um(a) professor(a) assim fará qualquer criança feliz! Você pode ser este(a) professor(a). A auto estima faz bem a todo ser humano, certamente quando ajudamos alguém a explorar esse sentimento é muito gratificante.Como você pode fazer esse trabalho na sua sala de aula ?
Invista em você ou em alguém que possa ser ajudado e seja feliz!
Colaboração da Prof.ª Deise/Ciências - Postado em 12/9/13