Autoestima – segredo do sucesso – Charlote Fermum
Lessa - ATPC 12/9 a 19/9/13
(Imagem:
Maridav/Fotolia )
Como anda sua autoestima, professor(a)? Já parou
para pensar nisso?
O que
significa autoestima?
Autoestima
é a maneira como você se sente acerca de você mesmo(a). Ela é construída a
partir da infância, com base nos comentários e apelidos que a criança ouve e
recebe. Para ela o adulto é alguém que sabe das coisas, e que, se ele está
falando, certamente aquilo é verdade.
Além
dos pais, o(a) professor(a) exerce forte influência na construção da autoestima
do aluno. Por isso, elogiar sinceramente quando ele faz alguma coisa louvável é
muito importante. No entanto, para enxergar coisas louváveis e positivas mesmo
numa criança “arteira” e “mal-educada”, é imprescindível que o(a) professor(a)
consiga enxergar coisas louváveis e positivas em si mesmo(a). “É admirável
estímulo e satisfação alguém saber que é estimado. A simpatia e o respeito
animam na luta em busca da perfeição, e o próprio amor cresce à medida que
estimula a propósitos mais nobres”. A Ciência do Bom Viver, pág.
361.
Autoconhecimento
– uma dor necessária
Tire um
tempinho agora para olhar para dentro de você, professor(a). “Conhecer a nós
mesmos é grande ciência”; “É difícil compreender-nos a nós mesmos, ter um correto conhecimento
de nosso próprio caráter”. “Os jovens têm muitas lições a aprender, e a mais
importante é aprenderem a conhecer-se a si mesmos”. – Mente, Caráter e
Personalidade, v. 1, págs. 4, 273, 299. Como seria possível perceber
os sentimentos e compreender as entrelinhas do discurso de uma criança, se você
não consegue perceber seus próprios sentimentos e não consegue ouvir a si
mesmo(a)? Mas, conhecer a si mesmo(a) não é assim tão simples. Geralmente dói.
Num
sábado pela manhã, pregando numa de nossas igrejas sobre o tema “A grande
ciência do autoconhecimento”, pedi que um diácono passasse um espelho de
mão em mão para que as pessoas pudessem olhar para si mesmas por alguns
segundos, a fim de que buscassem algo de que gostassem em seu rosto. Algumas
riam, outras ficavam sérias, mas todas, com exceção de uma senhora de certa
idade, aceitaram o desafio de se encarar. Aquela senhora abaixou a cabeça e
disse muito sem jeito:
– Não gosto de me olhar no espelho! – E passou o
espelho adiante. Pensei, com pesar no coração: “O que fizeram com esta mulher
para ela se achar tão pouco atraente?”
Percebendo
o nível de sua autoestima
O
autoconhecimento, como já foi dito, envolve a necessidade de um diálogo consigo
mesmo(a). Faça algumas perguntas (que podem ser perturbadoras) a si mesmo(a), e
tente respondê-las de forma transparente, sem dó nem piedade. Ei-las:
·
Sinto insegurança frequentemente quando me deparo
com a necessidade de cumprir alguma responsabilidade?
·
Fico arrasado(a) quando cometo erros?
·
Estou frequentemente tentando agradar alguém?
·
Quando faço alguma coisa, costumo ir à busca de
aprovação?
·
Fico muito frustrado(a) quando não reconhecem meu
esforço, ou meu trabalho? Costumo me sentir inadequado quando estou num grupo
de pessoas?
·
Fico satisfeito(a) com meu desempenho só quando o
considero perfeito?
·
Sinto com frequência que eu nem mesmo sei o que
sou?
·
Estou constantemente duvidando de tudo e de todos?
·
Sinto-me constantemente um(a) incapaz?
·
A vida parece sem sentido e sombria?
Vez por outra todos(as) nos sentimos um
tanto “pra baixo”, mas habitar nesse nível sem coragem para reagir, é sinal de
que chegou o tempo de buscar ajuda. Em Deus e em um profissional abalizado. Com
todos esses sentimentos negativos, como você vai querer motivar seu (sua) aluno
(a) e promover nele o crescimento de sua autoestima?
Exercícios
para melhorar a autoestima
Agora
que você já fez uma introspecção e percebeu os resultados, note o que você pode
fazer para aumentar sua autoestima e mantê-la elevada:
·
Fazer algum tipo de exercício físico prazeroso para
melhorar a figura e a saúde;
·
Aprender a enxergar suas qualidades, além dos
defeitos;
·
Manter o hábito de introspecção e autoanálise;
·
Olhar para o passado como situações educativas;
·
Acreditar em sua própria intuição;
·
Assumir o fato de que você merece ser amado (a)
como é;
·
Promover atividades prazerosas, como passear, ouvir
boa música, ler bons livros, assistir a bons programas de TV, visitar amigos,
etc.;
·
Tirar tempo, diariamente, para conversar com Deus e
ouvir Sua voz, através de Sua Palavra.
Com a autoestima em nível adequado você...
·
Sentirá mais segurança para enfrentar as
responsabilidades;
·
Reconhecerá o fato de que é humano e que, como tal,
comete erros, sem que isso o(a) faça sofrer;
·
Sentirá menos necessidade de ficar tentando agradar
as pessoas, para ser bem quisto(a);
·
Fará as coisas simplesmente porque precisam ser
feitas, e não para buscar aprovação;
·
Se sentirá à vontade entre as pessoas;
·
Aprenderá a encontrar sua própria identidade;
·
Desenvolverá mais confiança nas pessoas;
·
Perceberá que tem diferentes capacidades, e o fato
de não saber fazer de tudo, será aceito com mais naturalidade;
·
A vida lhe parecerá mais atrativa e alegre;
·
Aprenderá a se amar mais;
·
Mesmo em meio aos problemas sentirá mais paz no
coração, porque Jesus é seu Amigo.
Um(a)
professor(a) assim fará qualquer criança feliz! Você pode ser este(a)
professor(a). A auto estima faz bem a todo ser humano, certamente quando ajudamos alguém a explorar esse sentimento é muito gratificante.Como você pode fazer esse trabalho na sua sala de aula ?
Invista
em você ou em alguém que possa ser ajudado e seja feliz!
Colaboração
da Prof.ª Deise/Ciências - Postado em 12/9/13