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terça-feira, 6 de agosto de 2013

ATPC DE 07 A 16 DE AGOSTO


Entrevista: Kimberley O'Brien

Pais e professores precisam se queixar menos e cooperar mais para sucesso acadêmico das crianças e adolescentes

No Brasil, especialista australiana fala do embate entre família e docentes


Nathalia Goulart
Kimberley O'Brien: 'Harmonizar a relação entre pais e professores é um tarefa global'Kimberley O'Brien: 'Harmonizar a relação entre pais e professores é um tarefa global' (Divulgação)
 'Com mais trabalho e menos reclamação, os resultados aparecem' – Kimberley O'Brien
 A relação entre pais e professores está longe de ser harmoniosa. E o problema não está circunscrito ao Brasil. Em 2011, o professor americano Ron Clark publicou um artigo em tom de desabafo no site da rede de TV CNN intitulado "O que os professores realmente querem dizer aos pais". O texto se tornou o segundo mais compartilhado no Facebook naquele ano e encorajou o debate: afinal, por que há tantos conflitos entre família e escola? A psicóloga australiana Kimberley O'Brien, especialista no tema escola e família, dá pistas para a solução do problema: "Uma relação saudável exige tempo e dedicação de pais e professores, mas nem sempre ambos estão dispostos a fazer esse investimento", diz a especialista, que está no Brasil para participar do congresso Educar/Educador, em São Paulo. "Os dois lados, pais e professores, precisam entender que os esforços têm de ser compartilhados. Com mais trabalho e menos reclamação, os resultados aparecem." Confira a seguir a entrevista que a psicóloga concedeu ao site de VEJA.

Afinal, por que a relação família-escola é tão desgastada? Uma relação saudável exige tempo e dedicação de pais e professores, mas nem sempre ambos estão dispostos a fazer esse investimento. Muitas vezes, os pais esperam que a escola estabeleça as vias desse relacionamento, mas os professores não podem fazer isso sozinhos por falta de tempo e recursos. Minha experiência profissional mostra o quanto esse impasse pode gerar stress, fadiga e uma lista interminável de reclamações. Os dois lados precisam entender que os esforços têm de ser compartilhados. Com mais trabalho e menos reclamação, os resultados aparecem.
O que a ciência diz sobre a participação da família no processo educacional de crianças e adolescentes? As pesquisas no campo da psicologia emocional mostram que deve haver consistência no relacionamento entre escola e família para que a criança sinta que existe estabilidade nos dois campos. A ligação do estudante com o ambiente escolar aumenta quando há envolvimento dos pais em atividades como leitura e deveres de casa em geral. Quando o irmão mais novo assiste à participação dos pais nas atividades escolares do mais velho, se sente muito mais seguro de ir para a escola pela primeira vez. Já os jovens que sentem que seus pais interagem com seus professores têm menos chances de largar a escola e, assim, ganham motivação.
Quais as consequências quando a relação entre família e escola desanda? Ao contrário do que se possa imaginar, as crianças e adolescentes detectam muito rapidamente quando pais e professores entrem em conflito. Se o jovem sente que sua família não está comprometida com a escola ou com os docentes, passa a questionar sua dedicação à instituição. Isso afeta seu desempenho escolar e sua relação com o ambiente escolar.
O que pode ser feito por parte dos pais para evitar situações como essa? Em primeiro lugar, eu sempre recomendo aos pais muita pesquisa antes de escolher a escola em que seus filhos vão estudar. Eles precisam estar bastante seguros de que aquela é a unidade que se enquadra em suas expectativas. Isso minimiza muito as chances de conflitos ao longo da vida acadêmica. Se, mesmo assim, as divergências aparecerem, a orientação é procurar a direção da escola e os professores para uma conversa franca. Trocar o filho de escola não é recomendado em situações como essa. Deve ser o último recurso a ser considerado pelos pais.
Como devem agir os professores? É necessário estabelecer um canal confiável de comunicação. Para isso, é preciso criar oportunidades de encontro semanais, por exemplo, para oferecer suporte às famílias. Muitas escolas acham que isso toma muito tempo, mas os benefícios no longo prazo são comprovados. Outra técnica muito pouco praticada é dividir tarefas entre os estudantes. Quando o professor dá para a criança uma responsabilidade, como desligar os computadores da sala ou zelar pelo material esportivo, isso aumenta o sentimento de orgulho por parte dos pais e ajuda a aumentar a confiança que a família deposita na escola.
Melhorar as relações entre família e escola é uma preocupação universal? Certamente. Em todos os cantos do mundo, os pais tiram seus filhos de casa para enviá-los à escola. Em alguma medida, esse conflito aparece em todos os países.

Revista Veja.


Professores, colabore dando sugestões de como podemos melhorar a parceria entre família e escola.
OBS: Professor ao terminar seu comentário, favor colocar o seu nome.

13 comentários:

Luiz Vagner disse...

a escola de onde eu vim tínhamos mais participação da comunidade na escola. E isso era consequência da abertura que a escola deu para que os pais participassem das tomadas de decisões. Não existia horário para atendimento dos pais, nós (pois estive na coordenação) éramos instruídos que se um pai veio até a escola ele estava preocupado com o seu filho e merecia atenção integral, independente do horário que ele veio.
Com isso toda vez que precisávamos deles por algum motivo na escola eles vinham. A participação deles era mais ativa do que vi em muitas escolas em que já lecionei. Claro que tínhamos desafios, mas eram poucos.
De nada adianta falarmos da necessidade de aproximar a comunidade da escola se a escola se fecha para isso. Não entendam como uma crítica. Falo do sistema como um todo!
Professor Luiz Vagner Lima - Português e inglês

PROFESSOR MAURO FILOSOFIA disse...

Tendo como base a entrevista com Kimberley O'Brien, vejo que o relacionamento pais e escola poderia ser muito melhor sim. Mas um grande entrave para esta aproximação é a própria falta de iniciativa dos pais em acompanharem e educarem seus filhos. Pelo pouco que pude conversar com alguns pais nas reuniões de conselho eu percebi que há uma carência de diálogo dentro de casa, entre os familiares. Isto se dá muitas vezes pelo fato dos pais trabalharem fora e se acham fora de direito de corrigir os filhos que ficam sozinhos ou aos cuidados de terceiros. Eles tentam suprir uma carência de presença pela liberdade falsa de deixarem os filhos fazerem o que quiserem.
Evidente que não podemos caracterizar isto como fato preponderante em todos os relacionamentos familiares. Mas este é um ponto a ser levado em consideração.
Como educadores devemos buscar uma alternativa para que esta aproximação pais/instituição seja feita. Talvez através de eventos que alimentem este interesse dos pais em participarem da vida escolar dos seus filhos.
professor Mauro - Filosofia

Alexandre disse...

Alexandre Souza
Acredito que trazer a família para a escola é muito importância, porque assim criamos um sistema educacional em que a qualidade do ensino melhora muito, agregando as responsabilidades dos pais e a mentalidade positiva das escolas. A reunião entre esses dois grupos gera alguma mobilização na produção dos alunos mais motivados, a conclusão é lógica deve se preocupar com a qualidade da educação pública.

Anônimo disse...

Em relação ao texto da psicóloga da Kimberley O "Brien , o embate entre família e docente nào é uma tarefa fácil ,pois uma relação saudável exige tempo e dedicação . Os pais atualmente devido á inúmeros problemas como trabalho, cansaco, etc..atualmente não acompanham a vida escolar de seus filhos, deixando a responsabilidade toda nas mãos dos professores e da instituição . Acredito que enquanto ambas as partes não
trabalhar em parceria ,ficara muito difícil sanar este problema e o maior prejudicado é o aluno. Acredito também que eventos proporcionados pela escola acaba criando vínculos onde a confiança é estabelecida e que no futuro os resultados sejam positivos.
Ericelma

Unknown disse...

Certamente, uma relação saudável entre pais e professores colabora - e muito - com o bom desempenho dos alunos. Porém, infelizmente, o que vemos hoje é que a "filosofia predominante" é a de que o aluno tem que estar na escola e pronto. A grande maioria dos pais não se interessa pelo aprendizado e rendimento dos filhos... O que importa é eles estarem na escola. A família "empurra" para a escola todas as esferas de formação dos filhos, principalmente a básica, que é a educação. Esqueceu-se a missão primeira da escola: transmitir conhecimentos. E isso gera incessantes conflitos entre educadores e família. Portanto, acredito que só teremos uma relação séria e positiva a partir do momento em que a formação social e ideológica das famílias se voltar ao seu principal valor: a ética.
Prof. Jefferson

Alexandra disse...

Eu acredito que a partir do momento que a mulher entrou no mercado de trabalho as escolas passaram a ser responsáveis também pela educação moral das crianças. Sabemos que o papel da escola é o de completar e complementar o processo educativo que se desenrola no meio familiar. Entretanto o papel da família e da escola se complementam numa mesma missão, a de ajudar a desenvolver e a formar pessoas. Como professores desejamos a ajuda dos pais sim, num trabalho de parceria, bem colocado pela psicóloga, porém sem que esse envolvimento interfira no pedagógico e na autoridade profissional, considerando que cada um tem o seu lugar e as suas funções, e que estes papéis não se misturem. Entendo que deveria ter uma maior aproximação entre grupo gestor e família no sentido de que desde o processo de matrícula, fosse feito uma reunião com os responsáveis deixando claro as regras da instituição e o papel de cada envolvido no processo educativo, essa formação é essencial para evitar futuros problemas. Estar atenta ao grupo de pais mais vulneráveis acolhendo-os em horários flexíveis, com uma linguagem clara e acessível, pautando-se pela verdade, respeito e solidariedade humana para que eles possam participar e se sentir parte da escola principalmente na tomada de decisões, dessa maneira os alunos serão os maiores beneficiados.

Professora: Alexandra Maria Educação Física

Unknown disse...

A interação pais, alunos e professores se faz necessária para um melhor desempenho e compreensão de nossos alunos.
Nossos educandos não são apenas números, são seres em desenvolvimento e transformações, com isso a importância de participar ativamente da vida dele. Essa interação entre pais e professores se torna uma parceria, pois podemos compartilhar das experiências vividas e entender o que se passa com nossas crianças.
Infelizmente há um distanciamento por parte dos pais, isso é notável. Em nosso conselho participativo isto ficou visível, o número de pais que participaram das reuniões foi baixo, isso nos obriga a utilizar de outros mecanismos para "forçar" os pais virem saber o que se passa na vida de seus filhos, para que possamos, quem sabe, vencer os desafios do dia a dia.
Prof. Marciana

Anônimo disse...

É preciso aumentar a participação dos pais na escola, isso é evidente é ponto pacífico entre todos.
A forma de promover isso é o desafio. Hoje temos uma série de situações para a presença dos pais na escola, o que acredito faltar está mais na consciência coletiva da sociedade que numa ação da escola. A sociedade muitas vezes vê a escola como um local onde seus filhos serão educados e para isso basta deixá-los lá. Esquecem que parte dessa educação tem início em casa, com a formação inicial onde o respeito é pregado e vivenciado por todos. Participar na escola é muito mais que ir à reuniões e comparecer quando chamado, é monitor o desenvolvimento do filho e questionar quando algo não parece certo.
Wander H Sampaio

Unknown disse...

A família é o alicerce ,se não der um boa educação obter valores que é primordial para o ser humano para poder conviver e se comportar em sociedade.
Nos dia de hoje muitos pais não se preocupam com educação de seus filhos,deixando toda a responsabilidade para a escola,por isso muitas crianças e adolescentes tem um comportamento inadequado em que geram deficiências no aprendizado.

Anônimo disse...

A relação família - escola

Um problema difícil de se resolver, mas não impossível, depende muito dos dois lados, pais e professores,equipe gestora.
Para melhorar esta parceria entre família e escola precisamos trazer os pais para escola:
- Palestras com temas atrativos para os pais: Adolescentes e suas preocupações, por exemplo;
- Fazer uma pesquisa junto aos pais - qual o dia e horário mais adequado para reuniões na escola;
- Uma vez por bimestre "parar" a escola, somente, para atendimento aos pais - professores e equipe gestora disponível o dia todo para esse atendimento.
Precisamos de pais mais presentes e contar com ajuda dos mesmos para o melhor desenvolvimento dos alunos e participação efetiva nas atividades realizadas na escola.

Professora Flávia - Ed. Física

Unknown disse...

A relação escola e família é imprescindível para que ocorra uma educação de qualidade. Isso é um fato, e já dito pelos colegas. Outro ponto também já citado aqui é o desafio que a escola encontra para fazer essa aproximação. Esta é uma tarefa árdua mas não impossível, bem como citou a professora Flávia, e estou de acordo com que ela disse; palestras com temas atrativos para os pais é uma boa maneira de atrair as famílias para a escola.
Uma outra medida interessante,seria apresentar, de uma maneira mais clara, quais são as diretrizes curriculares da escola, para que os pais possam averiguar qual o aproveitamento real de seus filhos ao longo do ano letivo.
Os pais precisam sentir que fazem parte também da escola, e ao meu ponto de vista muitos têm medo da própria escola pois são chamados na maioria das vezes, porque existe "algum problema" com seus filhos.

Professor Alexsander Garcia

AmparoSilva disse...

É urgente a parceria Escola/Família. Portanto, a fala da Professora Flávia é muito pertinente. Concordo com todas as suas sugestões. Publicar que a Escola necessita de modernizar-se para que possa atrair os alunos e contar com a ajuda dos pais é muito fácil. E se atitudes práticas fossem tomadas em vez de ficar só no papel?

Unknown disse...

'Com mais trabalho e menos reclamação, os resultados aparecem' – Kimberley O'Briene

Concordo plenamente com Kimberley e com a Professora Flávia, unidos somos mais fortes e chegaremos a excelência mais rápido. O modelo atual de família é completamente desconectado, pais e filhos sem vínculo familiar, resultado filhos sem vinculo com a sociedade e com a escola. Falta Amor, quantas vezes vemos os pés sangrando do irmão ao lado e não fazemos nada!

Os pais desejam e esperam que seus filhos consigam um bom rendimento escolar. Alguns querem que a escola realize todo o trabalho, pensam que cabe a ela a tarefa de instrução e preferem não interferir. Outros, ao contrário, sentem que devem ajudar seus filhos a fim de que consigam ser o melhor na escola e se envolvem totalmente nas tarefas de seus filhos, as vezes até de forma exagerada. Outros, que gostariam de colaborar com a escola, não sabem como fazer nem por onde começar.
Para isso parece oportuno colocar a importância dos bons hábitos de estudo para um melhor rendimento escolar. Alguns passos que podem contribuir para sanar essas dúvidas, tais como:

Estabeleça tempo para o estudo diário
Para o estudo feito em casa, um horário regular faz-se necessário.

Tenha um local para o estudo
Cada criança precisa de um lugar próprio para o estudo. Com o cuidado de ser um ambiente que favoreça a concentração. Bem iluminado, sem distrações à vista, com uma boa cadeira e uma mesa compatível com o tamanho de quem vai usá-la. Caso não exista um lugar restrito para o estudo em casa, a família deve cooperar, evitando barulhos e distrações de outras atividades em casa como televisão, músicas e conversas paralelas.


Preparo prévio para a realização das tarefas escolares
Em casa os pais podem providenciar os materiais extras, que possam ser necessários para se concluir trabalhos escolares. Por exemplo: se for pedido um cartaz que inclui figuras, serão necessárias revistas para recorte e cartolina. Geralmente a tesoura e a cola já fazem parte do material do aluno. Para essa atividade um preparo prévio será necessário pelo responsável.
Ensinar essa prévia organização de atividades aos pequenos, nos trará adultos mais conscientes de suas obrigações.

Exercícios de casa
Muitos pais consideram difícil ajudar nas tarefas de casa devido às atualizações metodológicas. Muitas vezes preferem não ajudar por encontrarem dificuldades em interpretar a metodologia que a escola utiliza. Seu filho realmente pode ficar confuso se na escola se ensina de uma maneira e em casa de outra.
Cabe aos pais a tarefa de ajudar a criança estimulando-a, mostrando interesse quanto ao significado das atividades e colaborando quanto aos materiais necessários para o estudo.
O resultado dos estudos da criança deve mostrar que seus esforços para realizar as atividades propostas foram feitos com sua iniciativa, capacidade de raciocínio, imaginação e responsabilidade da criança e não de seus pais. E esses devem também aceitar o que de melhor a criança realizou em suas obrigações.

Devemos enfatizar que a garotada aprenda desde a escola primária a estudar por si mesma. Ela conseguirá assim um melhor crescimento intelectual, contando com a colaboração inteligente e harmoniosa da escola e da família, as mais interessadas nesse crescimento.
Professora Deise/Ciencias